dialogos-interreligiosos-Elizabeth-Firmino-Blog

Diálogos Inter-Religiosos Contra a Intolerância | Vozes de Fibra – Live no YouTube e no Facebook | Domingo, 12/07/2020 (em Português)

Título: DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO CONTRA A INTOLERÂNCIA

LIVE NO PROGRAMA VOZES DA FIBRA |

 DATA DA EXIBIÇÃO: DOMINGO, 12/07/2020 |

 Horário: 10 a.m. (hora Brasília) / 14 p.m. (hora Londres) / 15 p.m. (hora Madrid)

Participantes: Elizabeth Firmino, Reneceya de Mello e Helô de Ogum

Moderação: Fernanda Otero

Diálogos contemporâneos | Depoimentos pessoais | Re-ligare: a utopia das religiões

Em momentos de profundas crises, como na atualidade, as religiões ganham especial relevância, mas que importância têm para a política e na sociedade? Se pensarmos no Brasil, podemos dizer que esta conexão é total e cabe perguntar: até que ponto aspectos marcantes do cenário religioso, como a intolerância às religiões de matriz africana e às comunidades LGBT, contaminam a sociedade em outros âmbitos? Compreender essa dinâmica é compreender a dialética da sociedade brasileiro no conturbado início do século 21.

Por outro lado, que papel tem a religião dentro dos movimentos de esquerda? Desde as correntes marxistas até o assombro atual, podemos vislumbrar um cenário de profundo desconhecimento quanto à importância da religião e da espiritualidade na vida das pessoas e de como isso pode influir nas suas decisões. Religião e espiritualidade são a mesma coisa? O que a ciência e a cultura dizem a respeito da religião?

Estas são algumas das perguntas que pretendem responder três mulheres: uma sacerdotisa do Candomblé (Egbomi) e doutora em Artes, uma ex-pastora neopentecostal e atual mãe-de-santo de Umbanda e a outra evangélica. Duas delas são irmãs, duas são militantes políticas e uma delas pertence à comunidade LGBT, nenhuma das três se coloca de modo convencional nessas correspondências, mas todas irão compartilhar suas vivencias e visões de mundo.

Ao final, o que se pretende alcançar é o que poderia se chamar “a utopia das religiões”: o re-ligare, um estado de paz e de tolerância, onde a ninguém se nega o direito a uma forma de espiritualidade, seja ela no plano filosófico ou religioso; um espaço de igualdade, onde o respeito ao diferente, ao outro, a suas necessidades e aos seus valores, é algo tangível.


VÍDEO

Quem não assistiu ao vivo, pode acompanhá-lo aqui.

DIÁLOGOS INTER-RELIGIOSOS CONTRA A INTOLERANCIA | VOZES DE FIBRA | 12/07/2020

Elizabeth Firmino

Actriz, Arte Educadora, Investigadora. Estudié Licenciatura Plena en Educación Artística/ Artes Escénicas por el Instituto de Artes de la UNESP/São Paulo; DEA – Diploma de Estudios Avanzados del Doctorado en Teatro por la Universidad de Alcalá de Henares y Doctora en Artes Escénicas por la Universidad Rey Juan Carlos. Soy la fundadora y responsable por el Colectivo Venus Urania y por esta página web. Vivo y trabajo en Madrid.

Ver todas las entradas de Elizabeth Firmino →

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *